Sobre nós

Estamos sempre tentando ajudar vocês a cuidar de maneira correta de seu amigo peludo.

Então aproveitem o site e esperamos que nossas dicas e idéias o agradem.

Obrigada!

Cachorros perdidos 

 

Procura-se

 

Novidades e Noticias - Pet News

Como você sabe, não existe site de cachorro( ou gato ) sem novidades.

Por isso lançaremos matérias e novidades semanalmente, podendo( ou não ) ter atrasos de até um mês.

Agora, começaremos!

Olhe abaixo e clique!

Matérias

Turismo

   Atividades de lazer para cães - Primeiro guia on-line brasileiro sobre turismo para cachorros

Evento

   Pet Fashion Week São Paulo - Em abril, Brasil recebeu a primeira edição do evento na América Latina

Artigo

   Quantos anos tem seu filhote? - Isso mesmo: anos!!! Há várias explicações e teorias que relacionam a idade do cão e a do homem.

 

Papéis de Parede

 Isso mesmo! Agora  temos alguns papéis de paredes!

 

Papéis de Parede

Bernese Montain Dog 800x600
 

Bernese Montain Dog 1200x1600

 

Exposições

 

Exposição - Cães Para a Pista

Exposições de beleza são mais comuns do que se imagina e, para participar, basta que cão tenha pedigree, seja bem cuidado e obediente. Saiba como elas funcionam e como inscrever seu animal

À primeira vista, as exposições de beleza para cães parecem um tanto complicadas e difícies de entender. Mas não é bem assim. Quem está acostumado sabe muito bem disso. Antes de mais nada, é preciso entender que elas são um evento como outro qualquer. Como qualquer iniciativa desse tipo, há um trabalho árduo por trás dos bastidores, que tem início meses antes das competicões. Para começar, é necessário investimentos e dedicação dos organizadores. Em geral, essas pessoas fazem parte de clubes especializados, sem fins lucrativos e filiados à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), que é filiada à Federação Internacional de Cinofilia (FCI). Ou seja, todos os eventos que acontecem dentro e fora do Brasil ocorrem com o consentimento dessas origanizações.

Esses clubes de cinofilia têm como objetivo não só divulgar e organizar eventos, mas também fornecer informações entre criadores e cinófilos, contribuindo ainda para que as raças de cães mantenham suas características no decorrer dos anos. Por meio de registros de animais ou padrão, eles garantem que os criadores preservem as características da raça. Aleem disso, eles também contribuem para o aprimoramento das raças. Por isso, essas exposições são importantes. Elas tem a missão de reunir os melhores exemplares de cada criador, avaliar as características de seus cachorros e a estrutura física de cada um de acordo com o padrão estipulado pelo país de origem desses cães.

Para criadores ou donos de animais que queiram participar desses eventos, vale lembrar que o seu bichinho precisa ter pedigree e um mínimo de adestramento, para que se comportem durante a apresentação. Além disso, é indispensável que ele esteja asseado, com o pêlo bonito e brinlhante, forte e muito saudável. Qualquer falha nesse sentido pode acarretar faltas e cão perder a chance de se tornar um campeão.

 


Escolha o cão certo

Se sua intenção é ter um animal que participe desse tipo de evento, vale lembrar que tudo começa com a escolha do filhote. Prefira sempre cãezinhos de pais campeões. Para isso, esteja a par do padrão exigido para a raça e faça uma pesquisa dos melhores canis. O Kenel Clube de sua cidade pode ser a maior fonte de informação nessa hora, pois eles têm inúmeros cadastros de criadores especializados. A maioria dessas organizações também tem um endereço na internet, onde disponibilizam para os usários a maioria desses dados, inclusive as datas de todos os eventos que ocorrem no Brasil e no exterior. Escolhido o local, deve-se ficar atento nessa escolha, informando ao criador que deseja um cão para exposições de beleza, para que ele possa ajudá-lo a adquir o animal certo. Depois, é preciso que o filhote tenha uma certidão genealógica, ou pedigree, para comprovar a sua pureza da raça. Sem isso, ele poderá participar de eventos. 

Determinado os vencedores em cada raça, eles voltam à pista para passarem por uma avaliação que determinará qual é o Melhor do Grupo. Na última etapa da exposição, o árbitro vai eleger o melhor exemplar de cada Grupo, conferindo-lhe o título de Best in Show (BIS). Esse título tem de ser homologado junto aos órgãos responsáveis para constar permanentemente em seu pedigree.


A exposição

No Brasil, quase todos os fins de semana ocorrem exposições de beleza. As principais, porém, acontecem de duas a três vezes por ano e em Estados pré-definidos, como o São Paulo Dog Show, que reúne cães de várias raças, tanto nacionais como internacionais. Ao inscrever o cão, os organizadores separam os animais de acordo com o Grupo (veja quadro 1 ) ao qual pertencem e subdividem o competidor entre cada raça os cães são classificados de acordo com a idade (veja quadro 2) . Cada cão inscrito, passa por várias etapas de avaliação até chegar à classificação final, que lhe dará o título de o melhor da raça. Por exemplo, se o cão estiver inscrito na classe "Aberta" e levar o título de "Campeão da Classe", ele volta à pista para concorrer com os outros vencedores de cada uma das classes. Escolhida a melhor entre as classes, ele disputará o Melhor da Raça com outro cão que tenha passado por esse processo.


 Quadro 1
Grupo 1 Pastores e Boiadeiros
Grupo 2 Pinsher, Schnauzer e Molossos
Grupo 3 Terriers
Grupo 4 Dachshunds
Grupo 5 Spitz e do tipo primitivo
Grupo 6 Hounds e rastreadores
Grupo 7 Cães de aponte
Grupo 8 Retrievers, de água e levantadores
Grupo 9 Cães de companhia
Grupo 10 Galgos e lebréis
Grupo 11 Cães com homologação provisória
 
 Quadro 2 - Classificação
Classe
Idade
Filhotes A De 4 a 6 meses
Filhotes B De 6 a 9 meses
Jovem Novíssimo De 9 a 12 meses
Jovem Júnior De 12 a 15 meses
Aberta Cães acima de 15 meses e que ainda não tenham nenhum título
Campeonato Cães adultos e com títulos
Grande Campeonato Todos os cães que já disputaram o Melhor da Raça. Eles entram nessa fase e, ganhando, seguem direto para o final.
Veteranos Acima de 8 anos

Determinado os vencedores em cada raça, eles voltam à pista para passarem por uma avaliação que determinará qual é o Melhor do Grupo. Na última etapa da exposição, o árbitro vai eleger o melhor exemplar de cada Grupo, conferindo-lhe o título de Best in Show (BIS). Esse título tem de ser homologado junto aos órgãos responsáveis para constar permanentemente em seu pedigree.


Como Participar

Para inscrever seu cão em qualquer exposição de beleza, não é tão complicado. Basta entrar em contato com o Kenel Clube, por telefone, pessoalmente ou via internet e preencher a ficha de inscrições. A organização também fornece um calendário dos eventos que irão ser realizados durante o ano. Para seu cão virar um campeão, é necessário:
. O registro (pedigree), para a comprovar se a raça é pura.
. Ter mais de 4 meses de idade.
. Embora isso não seja exigido na inscrição, é bom que ele tenha um treinamento básico, como saber andar junto, ficar em posição de "Stay" (parado) e permitir que outras pessoas mexam nele. Isso porque o árbitro terá, por exemplo, de abrir a sua boca para verficar os dentes.


Bastidores

A disputa pelo campeonato começa muito antes da exposição. Para aumentar as chances de vencer, é preciso alguns cuidados no dia-a-dia, como uma alimentação saudável, exercícios, manter o pêlo sempre limpo e brilhante e os dentes impecáveis. Assim, se terá menos trabalho de preparar o cão para a exposição. Antes de se iniciar o evento, os cães recebem um tratamento todo especial. Alguns passam por um banho, secagem de pêlos e muita escovação dos pêlos, que não podem apresentar nós nem ficarem embaraçados. Depois, alguns "defeitinhos" podem ser corrigidos. É normal o cães terem nas juntas das pernas pequenas falhas devido à posição que deitam ou sentam. Esses detalhes são corrigidos com uma espécie de pomada na cor do pêlo do animal, para disfarçar a falta de pelagem. Os dentes também devem ser limpos, com uma escova especial para cachorros. Não não se pode esquecer de deixá-lo bem hidratado, oferecendo-lhe constantemente água fresca, principalmente em dias muito quentes. Tudo isso aliado a muito carinho e dedicação, farão de seu cão um campeão feliz e você ficará orgulhoso dele!

 

Quem é quem em uma exposição
 Leia mais...
                                                                                                                                                                                                                  Quem é Quem Em uma Exposição?

Quem É Quem Em Uma Exposição

handler

Handler

Profissional encarregado de preparar e apresentar os cães em exposições. O trabalho dessas pessoas começa bem antes dos eventos. São eles que, muitas vezes, treinam e aplicam os cuidados necessários aos animais.

auxhandler

Auxiliares do Handler

Ajudam o handler nas tarefas antes da exposição e também na pré-pista, mas não são autorizados a entrar na pista.

juiza

Árbitros

Ele é o profissional credenciado que vai avaliar so cães conforme o padrão exigido para cada raça. Para trabalhar, ele precisa ter certificação conferida pela CBKC/FCI. Há árbritos especializados apenas em uma determinada raça, outros em todas.

auxpista

Auxiliar de pista

Ele ajuda o árbitro durante o julgamento, sendo encarregado de fazer as anotações das avaliações.

 

prepista

Pré-pista

Local próximo à entrada de cada pista, que é reservado para as pessoas envolvidas na competição e para os cães que aguardam sua entrada na pista.

pista

Pista

Onde os cães se apresentam para serem avaliados pelos juízes. As pistas podem ser de grama natural ou artificial, montadas conforme as especificações da CBKC.

 

História do Projeto

Neste local, você pode descrever a história do seu projeto e as razões de sua criação. É conveniente mencionar os objetivos e honrar as pessoas que nele participam.

Nossos utilizadores

Aqui poderá descrever um típico utilizador e porque este projeto é importante para eles. Esta é uma ferrmenta útil para motivar os seus visitantes a voltarem ao seu site.